terça-feira, 28 de junho de 2016

Tecnologia e Educação




ARTIGO PROF.NELSON PRETTO NO SITE DA MULTIRIO


A tecnologia tem que ser mais que uma ferramenta. Quando as pessoas pensam sobre o uso da tecnologia da educação, associam esse uso apenas a uma “tecnologia educacional”, reduzindo sua função. A internet e os computadores são tecnologias proposicionais, de escrita do mundo.
Quando a televisão começou a trabalhar com Educação, simplesmente exibindo aulas, ficou monótono. Televisão tem uma linguagem, tem uma sintaxe. Sua relação com a Educação é muito importante e não pode ser reduzida àquilo que não desejamos mais que seja a sala de aula.
Com a internet e o computador não é diferente. Quando a meninada se apropria dessas tecnologias, passa a utilizá-las para muito além de simplesmente fazer um dever de casa. Compreender a tecnologia como fundamento ou como estruturante de outra forma de relacionamento com o mundo é absolutamente prioritário. E, para isso, deve-se ter uma concepção de Educação que dê um salto qualitativo, que forme um cidadão crítico.

No processo estruturante, a escola deixa de ser apenas um lugar onde o aluno vai consumir informação e torna-se um espaço de produção de culturas e de conhecimentos, um espaço plural – não uma única cultura, uma única ciência. A tecnologia possibilita as interações com múltiplas culturas, com múltiplos conhecimentos, e a produção de tudo isso é a riqueza da escola, é no que ela deve se constituir.


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FONTE: MultiRio


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