segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Mais da metade dos moradores do Rio e de Vitória já têm acesso ao sinal digital

Desligamento do sinal analógico nessas capitais está previsto para 25 de outubro


A menos de dois meses para o desligamento do sinal analógico no Rio de Janeiro e em Vitória (ES), pesquisa revela que 63% dos domicílios da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e 70% dos de Vitória (ES), incluindo os municípios próximos, já têm televisores com recepção para o sinal digital.
O percentual mínimo para atingir as condições de desligamento do sinal analógico é de 90% de acesso à TV Digital Aberta, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo, de acordo com o determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
No Rio de Janeiro, 91% dos domicílios não ficariam sem acesso à TV se o desligamento do sinal analógico ocorresse em 21 de agosto de 2017, 65 dias antes da data programada, e 97% manteriam o acesso à programação da TV Aberta em Vitória. Isso porque, mesmo sem ter aparelhos aptos à recepção do sinal da TV Digital da TV Aberta, muitos domicílios receberiam a programação por TV por Assinatura ou TV via satélite.

Kits

Os kits de TV Digital (conversor e controle remoto) são distribuídos gratuitamente às famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal. Para receber o kit, a população deve agendar a retirada e buscá-lo no local informado.
Na região de desligamento, no Rio de Janeiro 75% dos beneficiários dos programas sociais do governo já possuem acesso ao sinal digital da TV Aberta e 64% dos do Bolsa Família, e em Vitória são 74% e 80% respectivamente.
No Rio de Janeiro, 96% dos moradores dos domicílios pesquisados ouviram falar em sinal de TV Digital, e em Vitória, 97%. Com o desligamento, a programação das emissoras ficará disponível somente no formato digital, que possui mais qualidade de som e imagem. 

Pesquisa
Os resultados da pesquisa foram divulgados, nesta segunda-feira (28), em reunião do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) realizada na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.
A pesquisa foi realizada no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 deste mês. Foram entrevistados 1.078 moradores da capital carioca e 1.799 das cidades do entorno. 
Em Vitória, a pesquisa foi realizada entre 8 e 21 de agosto e contou com 1.078 entrevistados na capital capixaba – mesmo número da capital carioca – e no entorno foram realizadas 1.358 entrevistas.

http://www.sejadigital.com.br
FONTE: Portal Brasil, com informações da Anatel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário