CURSOS

Curso Básico de Animação para Professores
REALIZADO NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2017




CURSO BR OFFICE CALC 
REALIZADO NO NTM
JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2016












O programa Apoio ao professor oferece o curso de extensão universitária Novas Tecnologias na Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental, de 48 horas, on-line e gratuito. 


Certificado pela Universidade Gama Filho e com o apoio da UNESCO da América Latina, o curso é voltado para profissionais da área de educação. 

Mais informações: http://www.apoioaoprofessor.com.br/ Compartilhe com seus colegas! 












O Instituto Paramitas está desenvolvendo um programa com duas oficinas utilizando ferramentas da Microsoft. A primeira delas é com o Photo Gallery, que permite a organização, edição, criação de efeitos e compartilhamento de imagens. 


Para participar, basta acessar o grupo de discussão criado no Microsoft PIL Network:

Baixar os materiais e realizar as atividades. É simples, rápido e
fácil e vocês ainda ganham um certificado de 5 horas pela Microsoft. 

Acesse também o nosso grupo de discussão no facebook:

http://www.facebook.com/groups/432193730198550/







Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade a Distância em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância


A Universidade Federal Fluminense (UFF) através do Instituto de Matemática oferta o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade a Distância em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância. O Curso é inteiramente gratuito com vagas distribuídas nos polos regionais dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Pará.

- Trata-se de um curso de pós-graduação, com carga horária de 420 horas, que tem por finalidade a especialização LATO SENSU, de acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2001, de 03/04/2001, do Conselho Nacional de Educação.

O Curso Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a distância, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade a distância, pretende socializar as experiências de exercício da metodologia da Educação a distância implementadas pela UFF, em cursos de graduação e especialização no âmbito do Consórcio CEDERJ e do Sistema UAB, objetivando a capacitação de professores da rede pública e profissionais atuantes nos cursos da UAB.

Objetivos Específicos

Fazer a capacitação inicial do corpo docente e técnico das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas vinculadas aos cursos implementados ou a implementar no âmbito da UAB e aos Professores da Rede Pública que habitam em regiões próximas aos polos de apoio presencial da UAB listados no item5.1 deste Edital.

Capacitar os tutores presencias e tutores a distância já selecionados pelas IES Públicas para atuarem nos cursos implementados ou a implementar nos polos de apoio presencial da UAB.Capacitar os coordenadores de polos de apoio presencial da UAB dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.Outorgar o título de Especialista ao aluno que concluir com aproveitamento todas as disciplinas ofertadas e tenha aprovado por uma banca examinadora seu Trabalho Final de Curso - TFC. 


Inscrições:http://www.lante.uff.br/sitenovo/index.phpoption=com_content&view=article&id=109&Itemid=210








MATEMÁTICA ONLINE 



O blog Estudando Matemática disponibiliza aulas sobre:



Divisão exata,

Divisão não exata, 

Propriedades

Observações

Prova real




Blogs de Estudo 







Curso de Capacitação da Nova Plataforma E-Proinfo


Imagem ilustrativa

Estará sendo ofertado pela UNDIME-RJ, uma capacitação da Nova Plataforma E-Proinfo. A intenção é capacitar professores multiplicadores, OTs, coordenadores de NTMs-RJ, que ainda não estejam instrumentalizados para manipulação do ambiente.  As incrições pecisam acontecer por meio do E-Proinfo colaborativo.

Grande abraço e esperamos a todos !



Notícia da Entidade UNDIME - RJ








Olha que bacana! Quem vai se habilitar?


No intuito de discutir como a tecnologia vem transformando o ensino e a aprendizagem em sala de aula e o papel do professor neste novo cenário, o Evento Conecta 2012, irá debater este tema apresentando experiências bem sucedidas sobre tecnologias educacionais, durante os dias 21 e 22 de novembro.
Dentre os objetivos do Evento Conecta, está o de mobilizar educadores para o uso de tecnologias em prol da aprendizagem, proporcionando reflexões sobre a evolução tecnológica e seus impactos nos comportamentos, possibilitando a vivência dos recursos tecnológicos incorporados aos ambientes de aprendizagem.
O público estimado para o Evento Conecta 2012 é de duas mil pessoas por dia envolvendo toda rede de educação do SESI RJ e SENAI RJ, SESI e SENAI Brasil, Educadores da rede pública e particular de ensino, Universidades e Profissionais ligados ao tema tecnologia e educação.

Panorama Geral

Sabemos que a tecnologia é um meio e não um fim para a educação, tendo o poder de potencializar o que existe, seja para bom ou para ruim, e que as metodologias de ensino devem estruturar o uso de tecnologia na educação e não ao contrário.
Não se trata de aliar as práticas tradicionais com o uso da tecnologia, e sim as práticas inovadoras com o uso da tecnologia, não se restringindo ao espaço e tempo escolares, como também em qualquer tempo ou lugar.
Sabemos também que os educadores estão em níveis diferenciados de “intimidade” com as tecnologias e a aceitação deles por elas é facilitada quando se tem um bem comum entre as necessidades e interesses.
Venha debater as novas tecnologias e o papel do professor em sala de aula no Evento Conecta.
Podem participar do Evento Conecta 2012 profissionais educadores do SESI e SENAI; professores da rede de ensino estadual, federal, municipal e particular. Inscrições ligadas a demais áreas e empresas, em opção "presencial", serão direcionadas a uma lista de espera.
O Evento Conecta 2012 http://conecta2012.firjan.org.br/index.php irá acontecer no Centro de Convenções SulAmérica, na Av. Paulo de Frontin, Cidade Nova, ao lado da Prefeitura do Rio de Janeiro. 



 _________________________________________________________________


PROFESSORES, FIQUEM CONECTADOS!



_______________________________________________________________


ATENÇÃO PROFESSORES!

Curso de Capacitação em EAD via Web, nas modalidades Tutoria em EAD, Gestão em
EAD e Elaboração e Produção de Material Didático em EAD da UNIRIO


No período de 11 de setembro à 25 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Discentes para o Curso de Capacitação em EAD via Web, nas modalidades Tutoria em EAD, Gestão em EAD e Elaboração e Produção de Material Didático em EAD da UNIRIO.



Para saber mais acesse o link clicando na imagem:





______________________________________________________________________

  OFICINA ON LINE:


 

  _______________________________________________________________________

EJA DIGITAL

O Projeto EJA Digital forma educadores para o uso das tecnologias digitais com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando um ambiente virtual como apoio à mediação de aprendizagem.


Desde 2009, a iniciativa foi indicada pelo ministério da Educação (MEC) para compor o Guia de Tecnologias Educacionais, sendo considerado um programa relevante para a melhoria da qualidade Educativa.

 
O programa EJA DIGITAL

O Programa EJA Digital forma educadores para uso de Tecnologias Digitais com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de encontros presenciais e on-line. Todos os alunos participam das atividades no ambiente virtual, mediado por seus professores e estes são acompanhados pela equipe do Instituto Paramitas. O acompanhamento pedagógico é feito de maneira sistematizada, garantindo a autonomia das instituições que adotam o programa. Até o início de 2011 foram atendidos mais de 6 mil alunos e 80 professores orientadores de Santo André, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Histórico


O Programa EJA Digital, é oferecido pela primeira vez,  nas escolas municipais de Santo André, atendendo educadores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, com encontros sistematizados semanalmente.

Ao longo do trabalho, os educadores envolvidos no programa passaram a utilizar as tecnologias de forma a promover a aprendizagem, autonomia e qualificação profissional de seus alunos.

Foi possível perceber também maior envolvimento dos educadores e dos alunos na realização das atividades relacionadas a informática, sendo que o incentivo a produção e socialização de conhecimento tem garantido também maior satisfação pessoal dos sujeitos envolvidos.

O sucesso da iniciativa, também foi relatado por educadores e alunos, por meio da Revista EJA Digital, criada em 2011. Neste mesmo ano a TV Escola do Ministério da Educação, gravou uma série de tecnologias educacionais, destacando a iniciativa, realizando entrevistas com educadores e alunos.

Objetivos específicos:

- Para os educadores
  • Aprimorar os conhecimentos a respeito do uso pedagógico do computador e da Internet com os alunos;
  • Desenvolver estratégias colaborativas de trabalho com os alunos de modo, utilizando as tecnologias como favorecedoras dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Compreender a importância da socialização das atividades dos alunos tanto internamente na escola, como por meio da Internet, valorizando suas produções.


- Para os alunos

  • Conhecer e aprimorar habilidades e competências digitais como forma de melhoria da qualificação profissional;
  • Compreender a importância das tecnologias digitais como favorecedoras do processo de aprendizagem ao longo da vida;
  • Desenvolver competências que contribuam com a melhoria das condições de vida tanto em âmbito pessoal como profissional;
  • Identificar e saber beneficiar-se de oportunidades de aprendizagem e trabalho que podem surgir por meio das tecnologias;
  • Incorporar o uso das tecnologias digitais em seu cotidiano como forma de garantir maior aprendizagem do que é ensinado nas diferentes disciplinas oferecidas na Educação de Jovens e Adultos, no município de São Paulo.


Conteúdos

A carga-horária da formação dos educadores será de 20 horas presenciais e 80 horas a distância. Será realizado acompanhamento pedagógico em todas as escolas atendidas pelo projeto, ao longo de 1 ano.

O conteúdo do curso para os alunos será disponibilizado em ambiente virtual e contará com animações, ilustrações, histórias em quadrinhos, áudio, vídeos, dentre outros recursos que servirão como apoio ao processo de aprendizagem.

Ao longo do curso os alunos receberão orientações para organização de portfolio que será utilizado na produção do jornal da escola. O último módulo do curso contribuirá com a orientação dos alunos a respeito da organização de suas produções para a edição final do jornal.


Saiba Mais

Vídeo Salto para o Futuro

Vídeo EJA Digital 


 Maiores Informações: contato@institutoparamitas.org.br

 

FONTE: http://institutoparamitas.org.br/eja-digital-6/

   _______________________________________________________________________

 

Cefet/RJ vai sediar feira de estágio voltada para área tecnológica

Está procurando oportunidades de estágio e emprego na área de tecnologia? Uma boa oportunidade para conseguir uma entrevista será na Feira de Estágio e Emprego do Cefet/RJ, que acontecerá entre 25 e 27 de setembro. Serão oferecidas mais de 4 mil vagas.

O evento estará aberto das 10h às 18h, na Unidade Maracanã. Está prevista a presença de empresas como Odebrecht, Gerdau, Mills, Chemtech, Globosat e Cosan.

Feira de Estágio e Emprego Cefet/RJ

Data: de 25 a 27 de setembro

Horário: das 10h às 18h

Local: Unidade Maracanã (Av. Maracanã, 229)

Para mais informações, acesse o site da feira.


Fonte: Extra - Globo

_____________________________________________________

Programa UCA na Escola Municipal Madrid


O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil. 

Em 2010 foram fornecidos laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas pré selecionadas nos estados e municípios.

Cada escola recebeu laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet, capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. 

Uma das escolas selecionadas para este projeto é a Escola Municipal Madrid, situada no bairro de Vila Isabel, no município do Rio de Janeiro.

Esta escola vem sendo assistida pedagógica e tecnologicamente por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ) e pelo Núcleo de Tecnologia Municipal do Rio de Janeiro (NTM-RJ).

Semanalmente, são oferecidas formações para os professores na escola.

A frente destas formações estão as professoras Tania Amaral, Valéria Preza e Jacinta Moreira. A escola conta também com o suporte de outras equipes para a viabilização do projeto, como MEC e  UFRJ.

Uma das professoras que participam destas formações e vem realizando um trabalho diferenciado com suas turmas é a professora Nívea, de Língua Portuguesa. Ela realizou um trabalho com o Projeto UCA, inspirado na canção "Rio Antigo", do genial Chico Anysio.

Cada grupo escolheu seu tema entre comportamento, arte, entretenimento, paisagens do Rio, moda, esporte, lazer, música e história da cidade. Utilizaram os Uquinhas  para pesquisa de imagens, levantamento de dados, busca de informações etc.  Além de incentivar a pesquisa, a leitura e a produção escrita, tiveram a possibilidade de trabalhar interdisciplinarmente. O professor Pedro, de Geografia, colaborou com aulas sobre os efeitos da urbanização, a transformação da paisagem carioca ao longo do século XX, e como o impacto dessas mudanças afetaram o meio ambiente e a estrutura da cidade. 

“Nasceu” então a primeira produção em vídeo, feita pelos próprios alunos. O trabalho será "lapidado". O grupo ainda está ajustando o som da primeira parte do vídeo e fazendo alguns acertos no texto para a Mostra Pedagógica 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário